O implante é uma solução projetada para durar para toda a vida, principalmente quando
combinado com componentes protéticos da mesma empresa do implante (originais).
Os implantes, além de manterem a aparência dos dentes mais próxima do natural, ajudam a interromper o processo de reabsorção óssea, que acontece quando o paciente perde um dente inteiro (coroa e raiz), podendo mudar a expressão facial.
Na técnica convencional, os dentes adjacentes aos dentes perdidos precisam ser desgastados para serem utilizados como âncoras para uma ponte. Os implantes dentários geralmente eliminam a necessidade de interferir nos dentes saudáveis.
Os implantes transmitem as forças mastigatórias ao osso maxilar, o que ajuda a conservar o osso. Em casos de próteses parciais ou pontes convencionais, o osso sofre reabsorção lentamente, o que, como já mencionado, pode mudar a expressão facial.
O recobrimento das áreas da mucosa oral pelas próteses
removíveis interfere no paladar, o que não acontece no caso de implantes, que garantem um conforto maior e podem evitar o uso de próteses removíveis.
Próteses dentárias suportadas por implantes melhoram a eficiência e a eficácia mastigatória, além de resultar em significativa melhora nutricional do paciente.